2009 - 2013

Contacto:
check-in@apdes.pt

Financiadores

  • Ministério da Saúde

O CHECK!NG disponibiliza um serviço de análises a substâncias psicoativas (drug checking) a consumidores de substâncias ilícitas. As análises laboratoriais são realizadas “in situ” em festas e festivais de grande dimensão.

O CHECK!NG oferece também um serviço de drop in semanal na sede da APDES, onde os consumidores podem analisar as suas substâncias. O projeto, pioneiro em Portugal, pretende ainda alertar os consumidores de drogas ilícitas para os riscos da adulteração, potenciando atitudes mais responsáveis face ao consumo de drogas. Nesse sentido, viabiliza a deteção de substâncias ou adulterantes potencialmente tóxicos ou letais em circulação.

É feita igualmente uma monitorização do mercado negro, sendo detetadas novas substâncias e tendências de consumo. Para alargar o âmbito desta monitorização o CHECK!NG integra o Steering Committee do grupo de trabalho europeu T.E.D.I. – Trans European Drug Information, do projeto Europeu NEWIP (safernightlife.org). O T.E.D.I. incorpora uma base de dados onde são compilados todos os resultados de análises a substâncias levadas a cabo por projetos de drug checking europeus.

Entre 2009 e 2013, o CHECK!NG foi financiado pelo Alto-Comissariado da Saúde do Ministério da Saúde.

Documentos