2014 -2016

Contacto: gis@apdes.pt

Financiadores

  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • EEA Grants

O Tudo aos Direitos, Programa de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, é um projeto cofinanciado pelo EEA Grants com o apoio da Noruega, Islândia e Liechtenstein, no âmbito da iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian - Cidadania Ativa.

Duração: 18 meses - De Setembro de 2014 a Fevereiro de 2016

População alvo: jovens a partir dos 12 anos que residem em Lares de Infância e Juventude (LIJ) na zona do Grande Porto.

Objetivo geral:
O objetivo é promover a cidadania e os direitos humanos junto destes jovens, aumentando a sua participação na instituição. Paralelamente, pretende-se dotar técnicos e cuidadores com novas competências e estratégias de forma a aumentar a capacidade destes promoverem a participação dos jovens. Desta forma, ambiciona-se criar um ambiente propício ao exercício da cidadania dentro da instituição e a sua generalização para outros contextos de vida.

Breve descrição do projeto:
O projeto compreende 2 fases: intervenção/formação e educação de pares.

A 1ª fase do projeto abrange a intervenção semanal em grupo junto dos jovens e a formação dirigida às equipas técnicas e educativas dos diferentes LIJ. Ao longo desta fase existirão vários momentos de interseção entre os dois principais grupos, com vista à implementação de mudanças na própria instituição que promovam uma maior participação dos jovens na defesa dos seus direitos.

A 2ª fase do projeto terá como principal objetivo a partilha de experiências e conhecimentos, através da educação de pares, posta em prática quer pelos jovens, quer pelas equipas técnicas e educativas.

Mais informações e atualizações do projeto na página de Facebook do Gabinete de Intervenção em Saúde.

Vídeos