Desde 2013

Contacto: info@apdes.pt

Financiadores

  • Sicad

Desde 2008 a APDES desenvolve no Estabelecimento Prisional Regional da Guarda o Projeto de Prevenção e de Promoção da Saúde, atuando junto da população reclusa para a prevenção do uso indevido de drogas e dos problemas associados aos consumos. Temas como a saúde sexual, a prevenção de doenças infeciosas (em particular o VIH/SIDA e as Hepatites víricas), as práticas de piercings e tatuagens, a alimentação saudável e o exercício físico, a prevenção do suicídio, são trabalhados com os reclusos em contexto individual e de grupo, recorrendo em particular à educação pelos pares. Baseada nas metodologias de Educação de Pares, a equipa desenvolveu com os reclusos uma metodologia específica de Educação de Pares para a Promoção da Saúde ajustada ao contexto prisional, que permite chegar a um maior número de pessoas, ao mesmo tempo que promove outras competências pessoais e sociais, como a cidadania e a participação ativa no espaço público.

Os reclusos do EP da Guarda beneficiaram da intervenção realizada, através de ações de formação, acompanhamento psicossocial individualizado, educação pelos pares, sessões de informação e sensibilização e atividades lúdicas e culturais. Este projeto tem o cofinanciamento do IDT/SICAD.

Este projeto é apoiado pela Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (RECI), que integra a rede de unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Documentos