Desde 2012

Contacto: info@apdes.pt

Financiadores

  • Osisa
  • Embaixada do Japão

“Palankinha” foi o nome eleito pelas crianças que estudam na Escola Primária N.º 5052 do Bairro de Capalanca no Município de Viana, província de Luanda, em Angola, para identificar o projecto da APDES desenvolvido em parceria com a Associação Angola para a Educação de Adultos. O projecto conta ainda com o apoio do Ministério da Educação de Angola pelo carácter pioneiro da metodologia proposta.

A Escola é aqui entendida como um dispositivo promotor do desenvolvimento comunitário, pelo que o projecto está organizado em torno de várias dimensões:

  • Requalificação Arquitectónica projectada pela PARQ Arquitectos Lda., co-financiada pela Embaixada do Japão em Angola. A primeira fase ficou concluída a Dezembro de 2014 e a segunda fase encontra-se em processo de candidatura.
  • Constituição de uma equipa de docentes partindo da dinamização de formação de professores e implementação de um modelo pedagógico de educação para a cidadania com o co-financiamento da Open Society Initiative South Africa).
  • Dinamização de programas e serviços na área da saúde, emprego, entre outras.

O pioneirismo desta “escola modelo” justifica-se pela dinâmica comunitária e participativa que irá ser cunhada em todas as dimensões do projecto: isto engloba o desenho arquitectónico que procura o equilíbrio com a “mancha urbana” do bairro, o respeito pelo ambiente a partir da utilização de materiais e mão-de-obra locais e, ainda, o modelo pedagógico a ser implementado inspirado na Escola da Ponte (Portugal).

Visite-nos em http://palankinha.apdes.pt.

Vídeos