Desde 2012

Contacto: info@apdes.pt

Financiadores

  • Osisa
  • Embaixada do Japão

Faça o seu Donativo 

“VAMOS JUNTOS PARA A ESCOLA”

 

 

A resposta da Eunice, quando perguntámos o que fazia com as amigas na janela da Escola da Palankinha, marcou-nos e reforçou ainda mais a nossa missão em Angola. No Bairro de Capalanga (província de Luanda) vivem 120.000 pessoas, das quais 55.000 são crianças, estimando-se que mais de 10.000 não tenham acesso à escola. A APDES trabalha desse 2012 para mudar esta realidade e precisa do seu apoio para o novo ano letivo, que começa já no dia 5 de fevereiro.

Contribua aqui para que mais crianças tenham um lugar na Escola da Palankinha

 

A APDES colabora com entidades locais para melhorar o acesso e a qualidade da Educação nesta escola e localidade. No dia 5 de fevereiro de 2019, 550 crianças do Bairro de Capalanga começam um novo ano letivo na Palankinha! Há muito trabalho a fazer e nós precisamos muito de si!

Faça o seu donativo aqui .

 

 

      COM O SEU DONATIVO:

ÁGUA

Levar água potável e condições sanitárias adqueadas à Escola

FORMAÇÃO

Dar formação aos professores e promover uma Gestão de Liderança Escolar eficazes

Novos Espaços

Remodelar e melhorar as salas de aula e construir um espaço desportivo exterior

Equipa

As mudanças requerem a persistência e o conhecimento da equipa da  APDES na Escola

VEJA O VIDEO E ENTRE AGORA NA ESCOLA DA PALANKINHA!

 

   DÊ E RECEBA:

 

Os nossos doadores dão, mas também recebem!

 Ao tornar-se Doador APDES, recebe na sua morada um Kit “OBRIGADO”

com mensagem das crianças
, o seu recibo para efeitos fiscais e, via email,

as notícias sobre a Palankinha e outros projetos que desenvolvemos na

APDES.

 

Faça o seu donativo de forma simples e segura, via MBWAY, Paypal ou Multibanco.

Se residir em Angola, faça o donativo para o IBAN A006005800000293218410107 (Finibanco) e envie os seu dados para info@apdes.pt .

Consigo, este ano letivo vai correr muito melhor! OBRIGADO.

Palankinha” foi o nome eleito pelas crianças que estudam na Escola Primária N.º 5052 do Bairro de Capalanca no Município de Viana, província de Luanda, em Angola, para identificar o projecto da APDES desenvolvido em parceria com a Associação Angola para a Educação de Adultos. O projecto conta ainda com o apoio do Ministério da Educação de Angola pelo carácter pioneiro da metodologia proposta.

A Escola é aqui entendida como um dispositivo promotor do desenvolvimento comunitário, pelo que o projecto está organizado em torno de várias dimensões:

• Requalificação Arquitectónica projectada pela PARQ Arquitectos Lda., co-financiada pela Embaixada do Japão em Angola. A primeira fase ficou concluída a Dezembro de 2014 e a segunda fase encontra-se em processo de candidatura.

• Constituição de uma equipa de docentes partindo da dinamização de formação de professores e implementação de um modelo pedagógico de educação para a cidadania com o co-financiamento da Open Society Initiative South Africa).

• Dinamização de programas e serviços na área da saúde, emprego, entre outras.

O pioneirismo desta “escola modelo” justifica-se pela dinâmica comunitária e participativa que irá ser cunhada em todas as dimensões do projecto: isto engloba o desenho arquitectónico que procura o equilíbrio com a “mancha urbana” do bairro, o respeito pelo ambiente a partir da utilização de materiais e mão-de-obra locais e, ainda, o modelo pedagógico a ser implementado inspirado na Escola da Ponte (Portugal).

Este projeto é apoiado pela Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (RECI), que integra a rede de unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.