2008

Contacto: info@apdes.pt

Financiadores

  • ASPI

Ao abrigo do convite da UniPIaget de Angola à APDES para a concepção de um plano de intervenção comunitária no Bairro de Capalanca no Município de Viana, província de Luanda, a APDES foi destacada para o território para avaliação de necessidades e articulação institucional.

Realizou-se uma acção de formação sobre "Intervenção Comunitária" a estudantes e docentes da UniPiaget de Angola, que contou com um total de 247 presenças. Desta visita surgiu o projecto "Capacitação para o Trabalho Comunitário no Bairro de Capalanca", que tem por objectivos:

  • Aproximar a universidade às organizações comunitárias, às autoridades locais e às populações vulneráveis do território, numa lógica de investigação-acção para o desenvolvimento local. Promove-se a vocação e o envolvimento para a intervenção comunitária junto de dirigentes, professores e alunos da Universidade
  • Aumentar as respostas sociais no domínio da saúde e desenvolvimento socioeconómico para as populações mais vulneráveis, através do desenvolvimento da capacidade de resposta da Universidade e outras organizações comunitárias aos desafios identificados ao nível da sua estruturação interna, sustentabilidade e serviços às populações. Promoção do diálogo e da concertação social entre as autoridades locais e actores não estatais em prol do desenvolvimento comunitário de Viana, incentivando-se o desenvolvimento do interesse pela participação pública em franjas da população mais vulneráveis

Decorrente destas iniciativas surge o projecto “Escola da Palankinha” de promoção da Universalidade do Acesso à Educação.