2005-2007

Contacto: info@apdes.pt

O projeto PRO-INSERE estruturou-se em torno de uma metodologia de ação territorializada em Vila Nova de Gaia, que privilegiava a descoberta, aquisição, reforço e promoção dos recursos e das competências dos sujeitos, potenciadores da sua autonomia.

O PRO-INSERE criou duas estruturas com objetivos distintos, mas complementares: o Observatório para as Novas Competências (ONC) e o Gabinete de Apoio Psicossocial (GAPS). Assim, procurou desenvolver instrumentos de ação-reflexão capazes de lançar uma luz compreensiva e crítica sobre as novas exigências do mercado de trabalho, através do ONC. Paralelamente a essa dimensão de análise e intervenção, emerge um plano de natureza micro estrutural onde se pretende atuar: a dimensão biográfica, da pessoa em situação, incumbência do GAPS.

Neste âmbito, ao longo do projeto, tiveram lugar três edições do curso de formação "Competências para a Qualificação Profissional", cada um com duração de 250h, com vista a desenvolver junto dos formandos estratégias de promoção de empregabilidade. Realizou-se, também, o Seminário internacional "Conhecer, Intervir e Desenvolver".