Desde 2013

Contacto: info@apdes.pt

Financiadores

  • Sicad

O Projeto de Reinserção Social e Profissional decorre desde 2008 no Estabelecimento Prisional Regional da Guarda com o intuito de promover a reinserção social dos reclusos por meio da valorização do emprego, da reconstrução de laços familiares e do desenvolvimento de competências pessoais e sociais que os capacitam para a vida ativa e para a prática de cidadania. A reinserção dos reclusos tem vindo a ser desenvolvida através de um trabalho integrado nas diversas áreas (saúde, condição social, emprego, família…) tendo em conta as diferentes dimensões da vida do sujeito e a criação de novos canais de comunicação com as instituições implicadas neste processo.

Os reclusos do EP da Guarda beneficiaram da intervenção realizada, através de ações de formação para a empregabilidade, acompanhamento psicossocial individualizado, sessões de informação e sensibilização nas áreas do emprego e da formação e através da integração laboral em contexto prisional e após a saída em liberdade. Este projeto tem o cofinanciamento do IDT/SICAD.

Este projeto é apoiado pela Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária (RECI), que integra a rede de unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.