GIRA

Desde 2015

Contacto:
info@apdes.pt

Financiadores

  • Ministério da Saúde

O Grupo de Investigação-Ação sobre os Riscos do Álcool - GIRA - nasce em 2015, no contexto do trabalho de proximidade levado a cabo pelas equipas GIRUGaia, GIRUBarcelos e GIRUSetúbal. Tem sido crescentemente constatado que o álcool, embora constitua uma presença incontornável no panorama do uso de substâncias psicotrópicas, tem sido negligenciado quando se trata de Redução de Riscos e Minimização de Danos.

Em resposta, as equipas GIRU e o Departamento de Investigação da APDES delinearam e encontram-se a implementar um projeto-piloto de investigação-ação, que se propõe: 1) proceder ao diagnóstico dos padrões de uso de álcool entre o seu público; 2) potenciar o desenvolvimento de intervenções específicas e 3) desenvolver linhas de orientação de RRMD dirigidas a utilizadores de álcool em situação de vulnerabilidade.

Fortemente ancorado em ideais como os de participação, comunidade, empoderamento e humanismo pragmático, o GIRA pretende ser reflexivo em todos os seus níveis e etapas, e ambiciona estabelecer pontes entre os diversos elementos da comunidade para quem a temática do álcool seja relevante.