O documentário “Palankinha: uma Educação promotora da Cidadania” mostra todo o processo de requalificação e ampliação da Escola n.º 5052 do Bairro de Capalanga, Luanda, Angola. Com a assinatura de Paulo Moreira, este projecto de arquitectura foi seleccionado para o Habitar Portugal 2012-14, na categoria de “Obras no Estrangeiro”.

Inaugurada a 7 de Março de 2015, esta escola tem como influência o modelo pedagógico de Educação para a Cidadania da Escola Básica da Ponte, Vila das Aves, Portugal, que promove a uma metodologia de aprendizagem cooperativa. De acordo com este modelo, os alunos são autores do seu processo de aprendizagem-ensino e toda a Comunidade Educativa é envolvida e parte activa numa verdadeira democracia participada.

Neste quadro de referência, a 6 de Agosto de 2015, foi inaugurada a Biblioteca Comunitária da Escola, um projecto desenvolvido com e para a Comunidade envolvente. Considerado um espaço de diálogo e de acção cultural, esta assenta em princípios como autonomia, flexibilidade, articulação e valorização do local, fomentando a efetiva participação da Comunidade.

Mais do que um resumo do projecto da Palankinha, este vídeo biográfico, de cerca de 10 minutos, percorre esta iniciativa desde um ponto embrionário até à fase actual do projecto.

Voltar

Ligue-se à APDES