A Harm Reduction International a APDES irão organizar a 26.ª edição da Conferência Internacional de Redução de Riscos (HR19); o evento irá decorrer no Porto (Portugal), entre os dias 28 de abril e 1 de maio de 2019.

Para os visitantes, esta conferência permitirá aprofundar o conhecimento sobre os principais benefícios da abordagem progressiva implementada em Portugal, nomeadamente no que diz respeito à descriminalização da posse e uso de drogas. Desde 2001, o país tem vindo a demonstrar que a descriminalização e a redução de riscos podem diminuir as taxas de transmissão de VIH e o número de overdoses, através de um maior acesso a serviços de apoio social e de saúde. Esta abordagem permitiu também identificar lacunas a nível das políticas implementadas, bem como a necessidade de incluir as pessoas que usam drogas nos processos de decisão que influenciam as suas condições de saúde e direitos.

A HR19 será uma excelente oportunidade para conhecer metodologias e intervenções inovadoras a nível global; o evento visa promover a partilha de ideias e conhecimento entre grupos nacionais e internacionais, redes de pessoas que usam drogas, agentes das áreas social e da saúde, representantes de forças policiais, investigadores e a população em geral. A HR19 irá também proporcionar momentos de networking entre os principais atores da área provenientes dos países lusófonos.

Organizada bianualmente, em diferentes países/cidades, a Conferência Internacional de Redução de Riscos assume-se como o principal centro para a partilha de conhecimento, networking e discussão de ‘boas práticas’ no âmbito da redução de riscos. A última edição, organizada em Montreal em 2017, contou com a participação de cerca de 1000 delegações de 70 países, incluindo médicos especialistas e decisores políticos, profissionais da área da redução de riscos, lobistas e pessoas que usam drogas.

A HRI e a APDES irão divulgar mais detalhes acerca da inscrição e da submissão de abstracts até ao final do mês de abril.

Sobre a Harm Reduction International

A Harm Reduction International é uma ONG que visa promover e disseminar estratégias de redução de riscos e reduzir os riscos associados ao uso de drogas, através de políticas e práticas fundamentadas e abordagens baseadas no respeito pelos Direitos Humanos. 

Voltar

Ligue-se à APDES