Sobre a APDES

Fundada em 2004, a APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento – é uma ONGD (Organização Não-Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento integrado.

O seu objetivo principal é a realização de intervenções que visem a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação de instituições e indivíduos e para o reforço da coesão social. O perfil organizacional da APDES engloba quatro linhas de ação que pautam os projetos desenvolvidos: saúde, redução de riscos e direitos humanos; educação para a saúde; coesão social e trabalho e cooperação e desenvolvimento.

Todas as tarefas realizadas respondem a princípios de trabalho bem delineados, como a investigação, as metodologias participativas, a intervenção de proximidade, a advocacia, a avaliação e a abordagem transdisciplinar.

Com sede em Vila Nova de Gaia, a APDES desenvolve atividades nesse concelho e em cidades como Porto, Barcelos, Guarda, Viseu, Setúbal e Lisboa. Desde 2008, internacionalizou o seu campo de ação e organizou iniciativas em países da Europa, Cabo Verde e Angola - território onde decorre atualmente o processo de formalização institucional da Agência a par de projetos de intervenção e formação.

A filiação da APDES em organizações é extensa, sendo membro fundador e integrante de inúmeras redes nacionais e internacionais no âmbito de temáticas como a redução de riscos associada ao consumo de substâncias psicoativas, o trabalho sexual, o acesso ao emprego e os direitos humanos.


Em 2011, através do reconhecimento como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Camões, I.P., a APDES passou a beneficiar do estatuto de utilidade pública.

  • Populações
     

    Populações
  • Geografia de intervenção
    Portugal

    Geografia de Intervenção - Portugal
  • Geografia de intervenção
    Mundo

    Geografia de Intervenção - Mundo
  • Rede de parceiros
     

    Rede de Parceiros

Estatísticas

 

Pessoas beneficiadas

 

Redes nacionais

 

Redes Internacionais

 

Projetos internacionais

 

Projetos nacionais

 

Parceiros

 

Continentes

 

Colaboradores

 

Ações de formação e sensibilização

 

Autoria e co-autoria de Manuais/Publicações

 

Projetos de investigação

 

Comunicações técnicas e científicas