Investigação

Procuramos inteligir os fenómenos com os quais trabalhamos enquanto mecanismo base para uma intervenção cientificamente sustentada. Privilegiamos uma matriz de investigação-ação centrada, por um lado, na compreensão e reflexão crítica sobre a realidade social e, por outro, na intervenção nos processos de mudança.

Metodologias participativas

Promovemos o reconhecimento, envolvimento e coresponsabilização dos diferentes atores sociais na condução dos processos de desenvolvimento.

Intervenção de proximidade

Adotamos intervenções que implicam ativamente as populações e os territórios, atuando nos próprios contextos de vida das pessoas.

 

Advocacy

Pretendemos capacitar e dar voz às populações, promovendo a mobilização social em prol de uma democracia participativa e crítica. Procuramos influenciar as agendas políticas da cidadania e do desenvolvimento territorial, em permanente diálogo com a sociedade civil.

Avaliação

Avaliamos sistematicamente a nossa atuação em termos de desempenho e de impacto, com vista a otimização do trabalho que realizamos.

Abordagem transdisciplinar

Acreditamos que os fenómenos sociais são tão melhor compreendidos quanto mais amplos e diversificados os prismas de análise. Integramos colaboradores de áreas de saber que se distinguem e complementam como a Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Antropologia, Enfermagem, Biologia, Economia e Gestão.